quarta-feira, 17 de julho de 2013

:: Reforma Política para o Senado ::

Reforma Política para o Senado

Uma sugestão para incluir na reforma política. Para começar, deveria ser repensado a forma de escolha dos senadores da Republica, acredito que a Gestão Pública ganharia, se o cargo de Senador fosse ocupado por ex-governadores, isto qualificaria o senado, porque quem mais conhece os reais problemas dos Estados do Brasil, com certeza são os ex-governantes.

Outra coisa, cada Estado da Federação teria números iguais de senadores, no máximo dois(02), o ex-governador e ex-vice-governador após o final do mandato. Em caso de vacância de uma das vagas, logo, seria preenchida pelo deputado federal com mais tempo de mandato, até a eleição seguinte. Pois o objetivo é ter parlamentares com experiência pensando na solução dos problemas dos Estados.

Claro que a reeleição tem que acabar, apenas um mandato para Presidente e Governador. Muitos vão cornetear esta proposta, porque em tese ela daria oito(08) anos de mandato, os governadores eleitos teriam mais quatro(04) anos como senador, este mandato de consolação, além de ser benéfico para os Estados, também qualificaria o Senado Federal.

Alguém pode até dizer que é golpe, escolher senadores desta forma. Porém quero dizer que uma reforma política pode e deve ser feita com um prazo dilatado, que não venha a trazer prejuízos aqueles que já passaram pelo processo eleitoral e aqueles que estão no meio do mandato.

Sei que é utopia, porque num processo eleitoral tem muitos interesses, políticos e partidários e nem sempre estes interesses são os mesmos da população e do Brasil. Mas a mudança tem que ter um início, porque não iniciar pela forma de escolha dos senadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário