As eleições de 2008, já está movimentando os políticos de Viamão, pena que muitos só têm interesses pessoais e não pensam no desenvolvimento local, neste jogo o prefeito Alex, já marcou alguns pontos, pois puxou para o seu time o PTB, que muitos dizem não ser um partido, mas uma empresa que só investe onde pode obter algum lucro.
Também já está alinhavado o apoio do PSB, do PC do B, e do PR (antigos PL e Prona). Além dos pontos, terá o problema de construir o concenso na indicação de seu vice, todos querem indicar, acreditam que serão vencedores e está é a chance de entrar para a história do município.
O PMDB, foi o que deu a maior investida dentre os partidos de oposição, pois conquistou o Janes, candidato que ficou em terceiro lugar no último pleito, que se conseguir usar a estrutura do PMDB, já garante uma boa parte do eleitorado viamonense, mas também terá problemas para conseguir um vice de concenso dos outros partidos de oposição, senão conseguir construir isto, a coisa toda mela.
O PSol, corre por fora, o Geraldinho fortaleceu sua sigla ao conseguir a adesão do vereador Romer, membro histórico do PDT, e ccontinua buscando apoios de outros políticos locais, talvez consiga construir uma quarta opção, a quem diga que está candidatura favorece muito mais o grupo de oposição liderado pelo PMDB, pois o eleitorado do PSol é na grande maioria simpatizantes do PT.
O PSDB, ainda não se posicionou, mas todos sabem é o fiel da balança, pois depende dele, o Norte da campanha, se lançar candidatura própria, sairá fortalecido do pleito, mas poderá tirar a eleição da oposição e garantir o PT mais quatro anos no poder. Se der apoio ao PMDB, poderá tirar o PT do poder, pois se esta tese se confirma, os partidos ditos nanicos, poderão migrar para o lado do PMDB e do PSDB. Existem problemas a serem superados para a construção desta parceria.
O PPS, está só de namorico, dizendo que vai ter candidatura própria, mas há quem diga que o mesmo não tem estrutura para se lançar como cabeça de chapa no município, este talvez se conformaria com a indicação do vice, mas terá que pelear muito, pois há muitos interessados nesta posição.
O PP, ainda não absorveu o perda do Janes, e promete apoiar o PT caso saia somente duas candidaturas, o PP tem uma pequena estrutura, e todos sabem que seus votos estão no meio rural, lá poderá eleger um vereador.Diante deste quadro, podemos perceber que Viamão terá, no minimo três candidaturas, não sei se comporta quatro, mas se isto se confirmar, o PT mais uma vez se candidata a ficar no poder por mais quatro anos.
Kadú Schwartzhaupt